O escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) no Litoral autuou nesta sexta-feira (17) quatro embarcações de Guaratuba que estavam realizando a pesca de arrasto de camarão sete barbas ? prática proibida entre 1o de outubro e 30 de dezembro pela Instrução Normativa 091/2006 do Ibama, para garantir a reprodução dos crustáceos.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, disse que a ação fez parte das blitze marítima, realizada durante esta semana em toda a costa paranaense, para coibir a pesca que utiliza redes de arrasto no período de defeso do camarão. ?Além de monitorar a pesca profissional, os fiscais do IAP também realizam um trabalho de conscientização dos pescadores sobre os danos causados pela pesca de arrasto, principalmente durante o período de defeso?, comentou o secretário.
Nas embarcações autuadas, foram apreendidos 94 quilos de camarão (doados a creches de Guaratuba), seis pranchas – que dão suporte às redes, e outros equipamentos utilizadas na pesca de arrasto. No total, as multas chegaram a quase R$ 9 mil.
O chefe da fiscalização no escritório regional, Sebastião Carvalho, acrescentou que um dos barcos era ocupado apenas por pescadores menores de 18 anos. ?A embarcação foi apreendida e os menores encaminhados para Polícia Federal de Paranaguá?, disse Sebastião.
No litoral Norte, 15 embarcações foram vistoriadas, mas nenhuma estava praticando a pesca de arrasto. Porém, algumas estavam irregulares quanto à documentação e foram notificadas pelo IAP. Nas demais regiões, os pescadores estavam atuando conforme determina a legislação ? ou seja, promovendo apenas a pesca de peixes.
