Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) atenderam nesta quarta-feira (16) um vazamento de cerca de mil litros de produtos químicos ocorrido em um posto de gasolina na entrada do município de General Carneiro, região Sul do Estado.
De acordo com informações do IAP, o material estava sendo transportado de forma irregular em um caminhão que ia de São Paulo para Argentina. O veículo, pertencente à empresa gaúcha Irmãos Schwanck, transportava 11 tipos de produtos químicos utilizados para revelação e fixação de fotografias, como tiosulfato de amônio, ácido etilenoaminotetracético e férrico amoniacal.
Ainda não foi confirmado qual destes produtos vazou, mas segundo os técnicos trata-se de um derivado de amônia. Segundo o IAP, o vazamento foi causado pelo mau acondicionamento dos produtos nos tonéis e só foi percebido pelo motorista do caminhão quando chegou ao posto localizado no quilômetro 526 da BR 153, que liga o município de General Carneiro a União da Vitória.
O presidente do IAP, Rasca Rodrigues, destacou que apesar de não ter provocado danos ambientais os técnicos do Instituto permanecem no local para orientar o transbordo do material. Especialistas da empresa proprietária da carga, AGR Produtos Fotográficos, de São Paulo, também acompanham o atendimento ao vazamento.
Rasca afirmou que mesmo não causando impacto ao meio ambiente a empresa será multada – pois houve falha na forma que os produtos foram acondicionados. "Todos os envolvidos serão autuados: a proprietária da carga, a transportadora e ainda a empresa argentina que iria receber o material", disse o presidente do IAP.
O valor da autuação será definido após a conclusão dos trabalhos de transbordo da carga. O caminhão permanece estacionado no posto de gasolina e está isolado.