Fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) apreenderam na última terça-feira (26) mais de 400 árvores nativas cortadas ilegalmente no município de Piên. Eles vistoriaram sete propriedades rurais na tentativa de encontrar desmatamentos ilegais e outras irregularidades ambientais.
Das propriedades vistoriadas, cinco foram autuadas e multadas em R$ 180 mil. Pelo corte ilegal, sem autorização, foram apreendidas mais de 400 árvores de espécies nativas (como cedro, imbuia e canela), além de 86 pinheiros e 154 metros cúbicos de lenha.
A maior apreensão ocorreu em uma propriedade de cinco hectares, onde foram encontrados 35 pinheiros, 232 árvores de espécies nativas e 100 metros cúbicos de lenha. O proprietário foi autuado em R$ 80 mil. E todo o material apreendido durante a fiscalização será doado a instituições filantrópicas.
De acordo com o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, ações como esta são realizadas semanalmente para apurar as denúncias que o instituto recebe todos os dias. O trabalho de fiscalização é realizado pelos integrantes do Programa Força Verde, composto por fiscais do IAP e policiais do Batalhão de Polícia Florestal.