O secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, abre às 14 horas desta terça-feira (06), no auditório do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), na Cidade Industrial de Curitiba, a 1ª Conferência de Bioenergia do Paraná. Na ocasião, será apresentado o projeto que trata de mini-usinas comunitárias de óleo vegetal, atendendo prioritariamente a agricultura familiar. O projeto receberá R$ 250 mil do Fundo Paraná, gerido pela Secretaria, com apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
Também participam do projeto a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, IAPAR e EMATER, além de entidades filiadas à Rede Evangélica Paranaense de Assistência Social (REPAS) que já atuam junto a comunidades rurais do Paraná.
Segundo o secretário Rizzi, o projeto busca a sustentabilidade de pequenos agricultores, ?que passam a ter maior autonomia, bem como o domínio de uma tecnologia inédita de secagem de grãos por microondas?.
Várias etapas estão previstas, como controle da qualidade, estudos das aplicações de óleos vegetais puros e misturados ao diesel e pesquisa de uma tecnologia alternativa para separação de impurezas do produto, informa ainda Rizzi.
Os conferencistas do evento — que vai avaliar as ações do PR-Bioenergia em 2005 e traçar as metas para 2006 — são o físico nuclear Bautista Vidal, uma das maiores autoridades mundiais no assunto; o coordenador interministerial do Grupo de Bioenergia da Casa Civil (governo federal); o engenheiro Sérgio Xavier Ferolla, do Centro Técnico Aeroespacial (CTA); e Fernando Siqueira, da AEPET.
Também estarão presentes representantes da comunidade acadêmica, especialistas da área, empresários, lideranças municipais e estaduais, agricultores e cooperativistas.