O presidente da Venezuela, Hugo Chávez deverá estar no Paraná no dia 21, feriado prolongado de Tiradentes, acompanhando cerca de 35 empresários e 50 autoridades daquele país, que chegam no dia anterior (20). Eles vêm ao Estado para o 2.º Encontro Inter-Regional pela Integração da Venezuela com o Paraná. A primeira reunião foi realizada em Caracas, em novembro, quando o governador Roberto Requião (PMDB) chefiou uma comitiva com 70 empresários brasileiros.

continua após a publicidade

Segundo os organizadores do evento, Chávez participará de solenidades no Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, e no Centro Integrado de Trabalhadores e Empresários da Indústria do Paraná (Cietep), pertencente à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiepr). São esperados empresários da construção civil e dos setores de alumínio, ferro, aço e plástico. O objetivo é formar joint ventures (associação de empresas) para desenvolver produtos com base em matérias-primas dos dois países.

O coordenador de Assuntos Internacionais e do Mercado Comum do Sul (Mercosul) da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado, Santiago Gallo, disse que há cerca de 70 empresários brasileiros inscritos para os encontros. Somente no setor público, são elaborados 40 planos de trabalho em que a Venezuela participa com investimentos financeiros e o governo do Estado, com assistência técnica e transferência de tecnologia.

continua após a publicidade