O Hospital Regional do Noroeste, em Paranavaí, abriu suas portas nesta segunda-feira (11) e começou o atendimento à população. Embora o início das atividades tenha ocorrido parcialmente, com 30 leitos, atendimentos gerais e pequenas cirurgias, foi o primeiro passo de uma caminhada em benefício da saúde da região.
As obras foram paralisadas em 1995 com pouco mais de 30% dos serviços executados e retomadas somente nos últimos três anos e meio, com projeto e reestruturação. O hospital é a maior obra na área da saúde na região e atende 250 mil habitantes de 28 municípios. O investimento é de cerca de R$ 8 milhões na obra de 5.347,93 metros quadrados.
?Na verdade só havia o esqueleto quando as obras foram retomadas?, lembra o presidente do conselho da Santa Casa de Paranavaí, Renato Guimarães, que por meio de um convênio com o Governo do Estado passou a administrar o hospital. Um processo seletivo será realizado pela própria administração, para ampliar o número de profissionais de saúde.
Para o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier, o Hospital do Noroeste faz parte da regionalização dos serviços de saúde. ?Ele é um dos 24 hospitais prioritários que estão sendo construídos ou reformados no Paraná. A saúde do Paraná nunca recebeu tanto investimento como agora?, afirmou. ?A abertura do hospital, mesmo que parcial, trará inúmeros benefícios para a população e melhorará muito o atendimento na região?, afirma Guimarães.
Capacidade
O Hospital Regional do Noroeste funciona ao lado da Santa Casa de Paranavaí. Em sua capacidade máxima, o hospital terá 73 leitos e 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Além disso, a infra-estrutura da unidade contará com sete salas cirúrgicas e atenderá especialidades como ortopedia, traumatologia, cirurgia geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, cardiologia, oftalmologia, neurologia, oncologia e pneumologia. Estas especialidades já eram oferecidas pela Santa Casa, mas passam a ser de alta complexidade, com equipamentos mais modernos. Para a compra desse aparato, o Governo do Estado recorreu ao Pregão Eletrônico, modalidade de compra via internet que traz transparência e economia aos cofres públicos.
O Governo do Estado autorizou a compra de R$ 76 mil em equipamentos para o hospital. O valor será investido em complementações que vão tornar o hospital ainda mais organizado e moderno. São painéis que organizam o sistema de oxigênio, ar estéreo, vácuo e sinalização do paciente, entre outras funções.