O Hospital Geral de Bonsucesso (HGB), localizado na zona norte do Rio, bateu o recorde de transplantes renais e hepáticos dos últimos quatro anos, tornando-se o maior centro transplantador do estado. No ano passado foram feitas 120 cirurgias de rim e 49 de fígado, o que representa o dobro de procedimentos médicos na área hepática e um aumento de mais de 71% na Unidade de Transplante Renal (UTR).
No ano passado, o Ministério da Saúde investiu R$ 1 milhão na reestruturação e ampliação da UTR do hospital, aumentando de sete para 14 o número de leitos. Atualmente são realizadas 120 cirurgias por ano, e a meta é atingir 180 procedimentos.
O ministério também investiu R$ 356 mil em obras de infra-estrutura na área de doenças hepáticas. Foram realizadas obras de modernização das enfermarias da clínica cirúrgica; melhorias nos leitos para adultos e construção de nova Unidade de Terapia Infantil, onde se localiza a enfermaria das crianças transplantadas.
O trabalho de conscientização também mereceu atenção especial em 2004. Em maio foi realizada a 1ª Caminhada do Transplante Hepático do HGB, na Praia de Copacabana, zona sul da cidade, que reuniu mais de 200 pessoas na campanha de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.