O governador Roberto Requião e o vice-governador e secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento (Seab), Orlando Pessuti, estarão nesta sexta-feira, às 12h, fazendo o lançamento oficial do Programa Estadual de Rotulagem e Embalagem em hortigranjeiros. O evento acontecerá na Ceasa unidade de Curitiba, no bairro do Pinheirinho, e tem como finalidade iniciar a campanha paranaense de rotulagem e embalagem.
“Nossa intenção é auxiliar a melhorar e valorizar ainda mais a produção paranaense e comercialização de hortigranjeiros no Estado. Dessa forma estaremos não só possibilitando maior competitividade ao agricultor, como também poderemos ajudar no combate ao desperdício de alimentos”, diz Jane Elizabeth Setenareski, diretora presidente da Centrais de Abastecimento do Paraná.
Outro ponto importante deste trabalho, segundo a diretora presidente da Ceasa, é a rastreabilidade do produto que estará sendo comercializado. “Estamos identificando, através de uma rotulagem padrão, a origem do hortigranjeiro. Tiramos o agricultor do anonimato, pois o seu nome estará inscrito nesse rótulo. O consumidor será informado sobre a origem desse alimento. É uma questão de segurança alimentar”, afirma Jane Elisabeth Setenareski.
A necessidade de se rotular os produtos hortigranjeiros é uma exigência legal, prevista em Instrução Normativa (IN) elaboradas pela Secretaria de Apoio Rural e Cooperativismo (Sarc), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). A IN número 009, de 12 de novembro de 2002, regulamenta o acondicionamento, manuseio e comercialização dos produtos hortícola “in natura”. O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) de cada estado, também auxiliará na fiscalização dessa legislação.