Brasília – A partir desta terça-feira (15), o eleitor poderá acompanhar no rádio e na televisão o horário eleitoral. É uma oportunidade para que, até o dia 28 de setembro, os candidatos à presidente da República, a governador, a deputado federal, estadual e distrital e a senador possam expor suas propostas. De acordo com a legislação brasileira, os programas eleitorais deverão ser exibidos no período de 45 dias anteriores à antevéspera das eleições.
Os programas são exibidos de segunda a sábado em dois horários: das 7h às 7h50 e das 12h às 12h50 na rádio; e das 13h às 13h50 e das 20h30 às 21h20 na televisão. As datas e horários de transmissão variam de acordo com o cargo que o candidato disputa. Os programas dos candidatos à presidência, por exemplo, serão exibidos às terças e quintas-feiras e também aos sábados, nos primeiros 25 minutos de cada transmissão.
O tempo dos programas de cada candidato também varia e depende da representatividade do partido e das coligações na Câmara dos Deputados. Toma-se como base a representação existente na data de início da legislatura que estiver em curso, considerando-se o número de deputados que tomaram posse nessa data e a legenda à qual estavam filiados no momento da votação.
Nestas eleições, o candidato à presidência que terá mais tempo de programa é Geraldo Alckmin (PSDB/PFL), com 10 minutos e 22 segundos, seguido do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT/PCdoB/PRB), com 7 minutos e 21 segundos.
Os candidatos têm direito ainda a inserções ao longo da programação das emissoras de rádio e televisão. O tempo também é dividido de acordo com a representatividade do partido na Câmara dos Deputados, e cada inserção pode ter no máximo 1 minuto. O candidato Alckmin é o que terá direito ao maior número de inserções: 224 até o dia 28 de setembro. Lula terá direito a 159 inserções.