O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu adversário no segundo turno, o tucano Geraldo Alckmin, voltarão nesta quinta-feira (12) ao horário eleitoral gratuito. As propagandas do segundo turno serão veiculadas duas vezes ao dia no rádio e na televisão. A expectativa é de que os programas sejam mais críticos do que os transmitidos no primeiro turno, quando a vitória de Lula era tida como certa. Isso deverá provocar uma série de reclamações e pedidos de direito de resposta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os presidenciáveis terão o direito de veicular programas em bloco e inserções. A propaganda será transmitida todos os dias da semana, inclusive aos domingos, e será dividida em dois períodos diários de 20 minutos. Tanto Lula quanto Alckmin terão direito de usar 10 minutos do horário eleitoral gratuito que será veiculado até o dia 27 de outubro. O segundo turno está marcado para o dia 29.
O horário eleitoral será reaberta com a propaganda de Lula. Isso ocorrerá porque o presidente foi o candidato que teve mais votos no primeiro turno, realizado no dia 1º. Ele recebeu 46.662.365 votos ou 48,61% dos votos válidos. Segundo colocado, Alckmin conseguiu 39.968.369 votos ou 41,64% dos votos válidos. A ordem de apresentação será alternada entre os candidatos.
Os programas em bloco, de dez minutos, serão veiculados no rádio a partir das 7 horas e do meio-dia. Na televisão, a propaganda será exibida a partir das 13 horas e das 20h30. Além dos programas em bloco, os candidatos veicularão 7 minutos e meio diários de inserções, que são pequenas peças com propaganda eleitoral.
Nos dez Estados onde haverá segundo turno para a escolha de governador, os candidatos ao Executivo estadual transmitirão suas propagandas no horário eleitoral gratuito logo após os programas dos presidenciáveis.
