Como parte das comemorações do Dia da Mulher, nesta quinta-feira (8), Esther Essenfelder será homenageada às 15 horas, no hall térreo Biblioteca Pública do Paraná, com a exibição de ?making-of? (bastidores) do documentário sobre a fábrica de pianos. A herdeira da fábrica Essenfelder é uma das dez empresárias do Estado em destaque no livro ?Capitãs da Indústria Paranaense?, publicação do sistema Fiep, que traz relatos de mulheres empreendedoras.
A Pianos Essenfelder foi fundada em 1890, por Florian Essenfelder Sênior, um alemão que aprendeu os segredos da acústica e da fabricação de pianos na fábrica Bechstein. A fábrica foi fundada em Buenos Aires, onde foi construído o primeiro piano de cauda da América do Sul. Florian transferiu sua empresa para o Paraná atraído pela abundância da madeira no Estado. Aqui criou vários modelos do instrumento, verticais e de cauda, inclusive o modelo orquestral que abriu as portas da Pianos Essenfelder a todas as instituições de música do Brasil.
A empresa foi dirigida durante 30 anos por Esther Essenfelder, até fechar as portas, em 1995. Em ?Capitães da Indústria Paranaense?, a empresária conta sua difícil missão de reorganizar uma empresa centenária, as duras crises que enfrentou, e a difícil missão de fechar a fábrica fundada pelo seu avô. Até hoje o nome Essenfelder é lembrado pela excelência de seus pianos.
