Desembargadores Regina Portes,
Miguel Kfuri Neto e Onésimo de Anunciação.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Miguel Kfouri Neto; o 1º vice-presidente do Tribunal, desembargador Onésimo Mendonça de Anunciação; e a desembargadora Regina Portes foram homenageados nesta segunda-feira (19) com a Ordem do Pinheiro, a mais alta condecoração concedida pelo Governo do Paraná. Foram homenageadas 46 pessoas, em reconhecimento à suas contribuições para o desenvolvimento econômico e social do Paraná. Em seu discurso de agradecimento, o presidente apresentou um balanço de sua gestão na Presidência do Tribunal de Justiça.
O presidente Miguel Kfouri Neto estendeu a homenagem recebida a todos os juízes do Paraná. “A honraria transcende a pessoa do homenageado, para alcançar toda a dedicada e operosa magistratura paranaense”, disse. “Hoje, ao comemorarmos os 158 anos de nossa emancipação, podemos festejar também o clima de trabalho solidário, compreensão e harmonia, que une os três Poderes de Estado, em prol do engrandecimento no Paraná”, discursou.
“Nosso Judiciário, no ano que se finda, buscou com intensidade o ideal de proporcionar à população integral acesso à Justiça. Somos hoje o primeiro Tribunal do Brasil em número de processos eletrônicos. Atingimos a marca de 700 mil feitos digitais, com 41 mil usuários e 26 mil advogados cadastrados”, afirmou o presidente.
A instalação de Varas de serviços judiciais foi destacada pelo presidente em seu discurso: “Graças ao apoio incondicional do Executivo e do Legislativo, pudemos nesses 11 meses de gestão, viabilizar a instalação de 50 varas e duas novas comarcas, com ênfase nas unidades de Infância e Juventude, Família e Criminais, totalizando, com os cargos de juiz de Direito substituto, o acréscimo de 73 juízes para atender ao povo do Paraná.”
Contratação de servidores e construção de obras também foram ressaltadas pelo presidente Miguel Kfouri Neto. “Contratamos, nesse período, apenas para atender as unidades estatizadas, 316 e servidores. Estão em construção 28 novos prédios, sendo 25 novos Fóruns, além de reformas e ampliações que resultarão no acréscimo de um terço à área construída em todas as Comarcas do Estado”, afirmou. “Temos valorizado continuamente nossos servidores e magistrados, proporcionando-lhes cursos de aperfeiçoamento e boas condições de trabalho”, completou.
“Nada disso seria possível não fosse a compreensão do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, munindo-nos dos instrumentos legais e dotações orçamentárias adequadas à magnitude de nossas necessidades”, observou o presidente.
“Se há 158 anos adquirimos autonomia política, caminhamos nos dias atuais, a passos largos, rumo ao aperfeiçoamento cabal de nosso Judiciário. A função de julgar é única e indelegável e não encontra símile em nenhuma outra atividade de
Estado. A sociedade somente conquistará a paz social e forjará as condições para seu pleno desenvolvimento se contar com um Judiciário forte e independente”, afirmou Miguel Kfouri Neto.
Foto: AENotícias |
---|
, Governador Beto Richa entrega a condecoração ao jornalista Mussa José Assis. |
A condecoração existe desde 1972 e nesse ano reconheceu o trabalho de 46 personalidades, como o atleta Emanuel; os jornalistas Mussa José Assis, Laurentino Gomes e Luiz Geraldo Mazza; os empresários Ratinho e Jorge Gerdau Johampeter; os ex-governadores Emílio Gomes, Paulo Pimentel, e Jaime Lerner e Jayme Canet Júnior; o senador Aécio Neves; o arcebispo emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto; o padre Reginaldo Manzotti; o ministro vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, Félix Fischer; o procurador geral de Justiça do Paraná Olympio de Sá Sotto Maior Neto; o jurista René Dotti.
Jurista René Ariel Dotti. |
O governador Beto Richa falou sobre a formação do Paraná e a importância de reconhecer os esforços dos que contribuem para os avanços culturais, científicos, econômicos e sociais no Estado. “Esse dia 19 de dezembro é emblemático para todos nós paranaenses, pois marca 158 anos de emancipação política e nos leva a uma reflexão sobre nossa identidade. Os que hoje tenho a honra de homenagear merecem nosso agradecimento. Cada um no seu ofício, nos inspiram e nos encorajam com suas importantes contribuições para o desenvolvimento do Paraná e da pátria que nos irmana”, disse.
RELAÇÃO DE HOMENAGEADOS COM A ORDEM ESTADUAL DO PINHEIRO
GRÃ-CRUZ: Aécio Neves, Emílio Hoffmann Gomes, José Eduardo Martins Cardozo, Jayme Canet Junior, Jaime Lerner, Paulo Bernardo e Paulo Cruz Pimentel.
GRANDE OFICIAL: Jorge Gerdau Johannpeter, Dom Pedro Fedalto, Miguel kfouri Neto e Reinhold Stephanes.
COMENDADOR – Belmiro Valverde Jobim Castor, Carlos Roberto Massa, Félix Fischer, Gert Guenther Hatschbach, Ibrahin Fayad, Jean- Michel Jalinier, Onésimo Mendonça de Anunciação, Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, Padre Reginaldo Manzotti, René Ariel Dotti e Ricardo Pasquini.
OFICIAL – José Alencar Furtado, Carlos Roberto Madalosso, Carlos Antonio Gusso, Jefferson Nogaroli, João José Bigarella, Mussa José Assis, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, Rodrigo Costa da Rocha Loures, Duílio Genari, João Lopes da Silva, Hugo Gonçalves, Jo?e Lima Sobrinho (Chitãozinho) e Durval de Lima (Xororó).
CAVALEIRO – Emanuel Fernando Scheffer Rego, Guntolf Van Kaick, José Henrique Corbage Rabello, Laurentino Gomes, Luiz Geraldo Mazza, Nicolau Inthon Klüppel, Pedrinho Antonio Furlan, Tenente Coronel Edemilson de Barros, Paulo Roberto Juk, Anderson Silva, Gilberto Amauri de Godoy Filho (Giba).
(Fonte: TJ PR e AENotícias)