Terry Watson, um habitante do Estado americano da Flórida que afirma ter se perdido no mar há mais de dois meses foi resgatado a 64 quilômetros da costa, disseram autoridades.
A Guarda Costeira resgatou Watson, de 43 anos, ontem. Emagrecido e fraco, ele está sofrendo de desidratação e choque. ?Eu morri um mês atrás?, disse Watson ao jornal The Post and Courier, de Charleston, Carolina do Sul, depois de ter sido resgatado e de ter recebido os primeiros socorros.
Watson foi encontrado em seu veleiro de 23 pés, batizado de Psedorca, a 67 quilômetros ao sul de Little River Inlet, próximo à fronteira entre Carolina do Norte e Carolina do Sul.
Segundo autoridades, Watson, que vive na área central da Flórida, foi visto pela última vez em Miami em 19 de julho. O capitão de um outro barco contou ter navegado ao lado de Watson em águas da Flórida e denunciou o desaparecimento da embarcação em 23 de julho.
Autoridades não sabem ao certo como Watson conseguiu sobreviver. Ele teria usado o mastro quebrado de seu barco para, com as velas, construir um abrigo, mas funcionários da Guarda Costeira afirmaram que ainda não tiveram a oportunidade de conversar com ele para determinar por quanto tempo está sem comida e água.
Watson foi avistado pelo capitão de um barco pesqueiro, que avisou por rádio a Guarda Costeira. Um helicóptero foi enviado ao local, mas Watson se recusou a deixar o barco. Mais tarde, ele foi persuadido a entrar em um barco de socorro.
O resgate ocorreu menos de três semanas depois de Richard Van Pham, de 62 anos, também ter sido encontrado à deriva no Pacífico. Segundo o relato de Pham, ele sobreviveu três meses perdido no mar comendo carne de pássaro marinho e de tartaruga. (AE-AP)