Em visita ao governador Roberto Requião, nesta segunda-feira (26), o cônsul-geral da Holanda em São Paulo, Marc Theodor Vogelaar afirmou que seu país deseja intensificar as relações comerciais e econômicas com o Paraná, especialmente via Porto de Paranaguá. ?A maioria dos produtos exportados pelo Brasil chega à Europa pelo Porto de Roterdã. A Holanda é o quarto comprador de produtos paranaenses. Portanto, temos um ambiente muito favorável para ampliar nossas relações?, ressaltou Vogellar.
Ainda neste semestre, uma missão de administradores portuários da Holanda deve visitar o Porto de Paranaguá. ?Vamos organizar uma missão para conhecer o porto paranaense, aproveitando a delegação que vai participar da Intermodal South América, feira de comércio exterior, transportes e logísticas, que acontece em São Paulo, no mês de abril?, disse o cônsul. O governador também sugeriu a visita de uma missão paranaense à Holanda. Requião destacou que o Paraná tem intensificado as relações internacionais a partir de cooperações regionais.
O governador explicou que tem preferido firmar acordos e convênios com as províncias e regiões, como os que o Paraná mantêm com países do Mercosul e a França. ?São mais produtivas e eficazes e envolvem empresas nacionais?, disse. Vogelaar lembrou que, além do Porto de Roterdã, a Holanda possui diversos outros portos e tem forte tradição no comércio marítimo.
Essa foi a segunda visita do cônsul holandês ao Paraná. Como representante do seu país para os estados do Cone Sul, ele afirmou que tem interesse em levantar novas oportunidades de cooperação. ?O Brasil é um país de relevância no setor de exportação e sabemos que oferece muitas oportunidades ainda desconhecidas pelos europeus?, disse.
O governador destacou os avanços e os investimentos realizados no Porto de Paranaguá nos últimos quatro anos. ?Somos o primeiro porto em exportação de grãos do país e oferecemos hoje velocidade operacional quatro vezes maior que o porto de Santos?. Requião lembrou ainda que o porto recebeu o prêmio nacional de logística.