Vincenzo Pinto/AFP

continua após a publicidade

Na primeira partida entre dois times europeus na Copa do Mundo da África do Sul, no estádio Soccer City, em Johannesburgo, a Holanda derrotou a Dinamarca, por 2 a 0, em partida válida pelo Grupo E. O primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0. A Holanda teve mais posse de bola, mas as melhores chances foram da Dinamarca.

O jogo, que prometia ser um dos melhores da primeira fase da Copa, começou truncado. Em menos de quatro minutos, já haviam sido marcadas três faltas. O primeiro chute a gol só aocnteceu aos 5 minutos, quando Sneijder cobrou a quarta falta do jogo, da intermediária, por cima do gol de Soerensen. A Dinamarca respondeu um minuto depois, na cobrança de mais uma falta, em que o meia Enevoldsen também chutou para fora, à esquerda do goleiro holandês Stekelenburg.

Aos 9 minutos, Kuyt bateu de fora da área em cima de Soerensen. A bola chegou a escapar das mãos do goleiro, mas ele conseguiu agarrá-la em dois tempos. Com mais posse de bola, a Holanda começou a dominar o jogo aos poucos, mas tinha dificuldade para penetrar na área dinamarquesa. Aos 20 minutos, em boa troca de passes, Van Bommel tocou para Van Deer Vaart, que se livrou do marcador e, da meia-lua da grande área, chutou para fora. Enevoldsen tentou responder mas chutou longe do gol de Stekelenburg.

continua após a publicidade

Aos 26 minutos, a Dinamarca teve sua primeira boa chance. Rommedahl cruzou da direita para Bendtner, que nem precisou pular para cabecear rente à trave do gol holandês. Aos 32 minutos, Kuyt cruzou da direita e, no bate-rebate dentro da área, a bola bateu no zagueiro holandês Heitinga, na pequena área, e saiu por cima do gol dinamarquês. No contra-ataque da Dinamarca, Rommedahl recebeu na direita e chutou cruzado, para boa defesa de Stekelenburg.

A Dinamarca começou a se soltar. Aos 36 minutos, Bendtner enfiou para Kahlenberg dentro da área que, da esquerda, chutou cruzado para nova defesa de Stekelenburg.

continua após a publicidade

Logo no início da etapa final a Holanda chegou ao seu primeiro gol. Van Persie cruzou da direita e Poulsen acabou desviando contra a própria meta. A Laranja Mecânica seguiu pressionando. Tanto que ampliou o placar aos 39 minutos. Elia tocou na saída do goleiro. A bola encostou na trave e sobrou para Kuyt empurrar para as redes. Final de jogo: Holanda 2×0 Dinamarca.