A Comunicação teve sempre um papel importante no desenvolvimento social e o homem no decorrer de sua evolução tem criado meios que vão se sofisticando através dos tempos .
Entre o ruído dos tambores e os sinais de fumaça o ser humano vem buscando travar contatos com sua espécie na necessidade da comunicação.
Com o avanço tecnológico, surgem meios com equipamentos que vão se sofisticando no decorrer dos anos.
O telégrafo, o telefone, o rádio, a televisão, e hoje o computador via Internet, foram surgindo e tomando espaço na vida do cidadão. Milhões de pessoas se envolvem nesses processos e através dos tempos se incorporam à história.
O Paraná tem sua História da Comunicação onde trabalhadores famosos e anônimos têm trilhado esse caminho.
Telegrafia
– Surge no Século XIX como um fator de progresso. O telégrafo passa a ser o veículo rápido e silencioso da informação e conhecimento imediato dos fatos sensacionais da época , ocorridos à longa distância.A manipulação do alfabeto Morse se espalha por Escolas e Academias. EM 1881, as linhas telegráficas no Brasil eram comandadas pela Repartição Geral dos Telégrafos do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.
No Paraná , um estudioso e pesquisador se destaca nessa àrea: Lívio Moreira, cujo trabalho é notório em publicação de sua autoria editadas sobre a telegrafia.
Telefonia
? Surgem no final do séc. XIX os primeiros serviços telefônicos no Paraná, com fins comerciais, tendo como primeiro concessionário o Sr. Duarte Moreira Catta Preta.Em 1886, Paranaguá é a primeira cidade paranaense a receber os benefícios da telefonia, com a instalação de dois telefones de cunho particular.
No início do séc.XX é implantada a Companhia Telefônica do Paraná, o que desencadeou o surgimento de vários núcleos no interior do Estado. Em 1963, foi constituída a Companhia de Telecomunicações do Paraná – TELEPAR. A Empresa assumiu por muitos anos as funções de órgão executor da política de telecomunicações no território paranaense até tempos recentes, quando foi adquirida pela Brasil Telecom.
Rádio ? O Rádio no Paraná teve suas origens marcadas pelo grande idealismo de seus pioneiros.
Lívio Gomes Pereira era um estudioso dessa ” nova arte “. Reunindo um grupo de interessados, monta um equipamento precário onde realiza as primeiras experiências de transmissão em radiofonia no Paraná.
Em 27 de junho de 1924, é fundada a Rádio Clube Paranaense, considerada a terceira mais antiga do Brasil, a qual até hoje tem nos brindado com sua programação.
Após, muitas outras emissoras surgiram, como Guairacá, Marumbi, Emissora Paranaense, Colombo, entre outras, que participaram por muitos anos na “época de ouro ” da radiofonia. Nesta época era realizado o radioteatro onde grandes nomes se tornaram sucesso nacional.
Hoje Rádio Educativa, surgiu em meados da década de 50, sob o nome de Rádio Colégio Estadual do Paraná, levando esse nome por ter seus transmissores nas dependências daquela instituição de ensino.
Televisão
? A Televisão no Brasil surge na década de 50, tendo como um dos seus pioneiros Assis Chateaubriand.No Paraná, é nos anos 60 que surge a TV Paranaense Canal 12 de Curitiba; fundada com a colaboração de Olavo Bastos Freire, um dos primeiros operadores de câmera brasileiro.
Foi a primeira televisão no Paraná. Após surgiram o Canal 6 , dos Diários Associados e TV Iguaçu, Canal 4.
Na época os programas eram transmitidos ao vivo, em preto e branco, inclusive os comerciais. Muitos sucessos surgiram nas programações locais: “O Show de Jornal”, “Telecatch”, “R e seus Cantores”, “Dino Almeida Convida”, “4º Poder”, “Sim ou Não”, entre outros. A telenovela também teve seu importante papel com o trabalho de grandes nomes do teatro paranaense. Os programas musicais eram produzidos em estúdios e auditórios. Até a garotada tinha sua vez com o Programa “CirquinhoCanal6”. A falta de recursos técnicos como o “vídeo teipe” e os “clipes”, faziam com que os profissionais de época trabalhassem com muita criatividade e talento, tornando a televisão do Paraná muito peculiar ao estilo do povo paranaense.