Hip hop leva a arte das ruas para os palcos

Neste final de semana (sábado e domingo), das 15h30 às 18h30, na Academia Expressão, na rua Itupava, 547, acontece a Primeira Oficina de hip hop e Composição Coreográfica deste ano dirigida pelo curitibano Octávio Nassur, um dos mais famosos coreógrafos da modalidade. O evento é aberto aos participantes do programa Dança Curitiba, promovido pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, que já tem calendário definido até o final deste ano.

O hip hop é um ritmo que nasceu dos guetos norte-americanos nos anos 70 e era praticado nas ruas e becos urbanos. Nos anos oitenta ganha uma roupagem mais artística passando a integrar a agenda de importantes teatros do mundo inteiro. O hip hop quando levado aos teatros, ganha um ritmo mais requintado.

"Desta forma, o hip hop ficou mais elegante e mais acessível, ganhando figurinos e estudos de composição coreográficas. A iniciativa é uma forma de amenizar o estigma de que a modalidade é praticada por malandros e mostrar a força desse ritmo", exemplifica Nassur.

A proposta da oficina é promover uma reflexão sobre opressão e opressor. De acordo com Nassur, trata-se de uma coreografia influenciada por ritmos, como o sapateado americano, dança contemporânea e jazz, traduzidos para numa linguagem corporal urbana. Mas a grande marca registrada dessa dança é o sincronismo perfeito.

Exigente ao extremo, o coreógrafo não perdoa um movimento fora do compasso. "Ao contrário do que muita gente pensa, o hip hop exige muita disciplina e muito treino. Tudo tem que ser harmônico para nunca fugir da proposta original que é ressaltar por meio dessa linguagem, a igualdade entre os humanos", explica.

Bagagem

Octávio Nassur é diretor do grupo de dança Heart Company, de Curitiba, consultor na área de Street Dance da Universidade Federal do Paraná, Tuiuti e Faculdade de Artes do Paraná. No final do ano passado, o coreógrafo foi convocado para ser diretor técnico da delegação brasileira de hip hop no mundial de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Em Curitiba, o movimento hip hop já chegou às escolas. No Caic do Bairro Novo, 30 meninos e meninas de 11 a 18 anos encontraram na dança de rua (break), na música (rap) e na pintura (grafitagem), um bom motivo para trocar as ruas pela escola. Com o apoio de diretores e professores o que era apenas diversão virou atividade escolar e o grupo passou a se encontrar no pátio da escola para ensaiar letras e coreografias. O movimento deu origem ao grupo "B.Boys New Style". Os fundadores do grupo, os "manos" como são chamados, hoje ensinam dança aos colegas.

Serviço
Oficina de Hip Hop e Composição Coreográfica com Octávio Nassur
Rua Itupava, 547 – Academia Expressão
Dias 4 e 5 de junho – das 15h30 às 18h
Inscrições gratuitas: Rua Desembargador Westhphalen, esquina com Brasílio Itiberê, 3.º andar da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer – telefone: 3350-3715 (Leloir)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo