O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está convocando doadores para manter um bom estoque no período do carnaval. Essa época do ano é de pouco recolhimento de bolsas de sangue, já que durante as férias o número de pessoas que procura o Hemepar cai, mas os estoques precisam ser mantidos. O necessário é que sejam feitas 120 doações por dia para manter um bom nível de estoque.

continua após a publicidade

A doação de sangue vem aumentando nos últimos anos. Em 2002 foram coletadas 119.208 bolsas, já em 2003 esse número passou para 128.636 bolsas de sangue e até o primeiro semestre de 2004 o total foi de 65.672 bolsas. Apesar disso, nesta época do ano o número de doações cai em torno de 30% e os acidentes de trânsito aumentam consideravelmente.

"É preciso que os doadores se dirijam os locais de doação para que possamos suprir essa demanda de início de ano", disse o diretor do Hemepar, Wilmar Guimarães. O Hemepar precisa de aproximadamente 120 doadores por dia para atender a demanda de 40 hospitais conveniados em Curitiba e Região Metropolitana, além da Hemorede em todo o Paraná.

Ainda não existe um substituto para o sangue humano, portanto é preciso a sua reposição regular e permanente. Sem sangue a pressão cai, o oxigênio não circula, podendo levar o paciente a morte. São apenas alguns minutos para doar 450ml que podem salvar até quatro vidas. "Precisamos acabar com alguns mitos como que doar sangue vicia, engorda ou emagrece, afina ou engrossa o sangue", afirmou Guimarães.

continua após a publicidade

Os cuidados exigidos para se poder doar são simples: é necessário que o doador tenha entre 18 e 65 anos de idade. Mulheres grávidas e que estejam amamentando não podem doar. É necessário ter no mínimo 50 quilos e boas condições de saúde. Também é importante dormir seis horas na noite anterior, alimentar-se normalmente evitando comidas gordurosas e não ter ingerido bebida alcóolica nas ultimas 12 horas, não ter tido história de hepatite após os 10 anos de idade, não ter tido comportamento de risco para DST/AIDS. "Os homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias", lembrou Guimarães.

O horário de atendimento Hemepar é de segunda a sábado. Durante a semana é das 7h30 às 19h. No sábado o funcionamento é de das 8h às 18h. Para o carnaval o atendimento será na segunda-feira normal e na quarta-feira após o 13h. Na sexta-feira que antecede o carnaval o atendimento será normal.

continua após a publicidade

O Hemepar está situado na rua João Prosdócimo, 145 no Alto da XV. Telefone: 362-2030. Quem estiver fora da capital pode procurar uma das 14 unidades da Hemorede, espalhadas por todo o Estado