Hemepar convoca doadores para manter estoque de sangue no Carnaval

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está convocando doadores para manter estoque de sangue para o período de festas durante o carnaval. O motivo é que nesta época do ano diminuem as doações, enquanto a demanda aumenta, devido a acidentes e outros problemas relacionados às festas. O necessário é que sejam feitas 120 doações por dia para manter um bom nível de estoque. ?Os doadores podem ir até locais de doação para que possamos suprir essa demanda de início de ano?, disse o diretor do Hemepar, Wilmar Guimarães.

O Hemepar precisa de aproximadamente 120 doadores por dia para atender a demanda de 40 hospitais conveniados em Curitiba e Região Metropolitana, além da Hemorede em todo o Paraná. Ainda não existe um substituto para o sangue humano, portanto é preciso a sua reposição regular e permanente.

Para doar sangue são necessários alguns critérios. Em primeiro lugar é necessário ter entre 18 e 65 anos de idade. Mulheres grávidas e durante o período de amamentação não podem doar. É necessário ter no mínimo 50 quilos e boas condições de saúde. Também é importante dormir seis horas na noite anterior, alimentar-se normalmente evitando comidas gordurosas e não ter ingerido bebida alcóolica nas últimas 12 horas. Não ter histórico de hepatite após os 10 anos de idade e sem comportamento de risco para DST/AIDS. ?Os homens podem doar a cada 60 dias e mulheres a cada 90 dias?, lembrou Guimarães.

O horário de atendimento Hemepar é de segunda a sábado. Durante a semana é das 7:30 às 19 horas. No sábado o funcionamento é de das 8 às 17 horas. Para o Carnaval o atendimento será na segunda-feira normal e na quarta-feira após às 13 horas. Na sexta-feira que antecede o Carnaval o atendimento será normal.

O Hemepar está situado na Rua João Prosdócimo, 145 no Alto da XV. Telefone: 3362-2030. Quem estiver fora da capital pode procurar uma das 22 unidades da Hemorede, espalhadas por todas as sedes de Regional de Saúde do Estado, além de Goierê e Palmas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo