A candidata da Frente de Esquerda (PSOL-PSTU-PCB) à Presidência da República, senadora Heloísa Helena (AL), anunciou nesta quinta-feira (24) que promover um plebiscito sobre a eventual reestatização de empresas federais privatizadas, caso seja eleita.
Mesmo evitando se comprometer explicitamente com a idéia de reestatizar as companhias vendidas à iniciativa privada, a parlamentar afirmou que quer abrir uma ampla investigação sobre os processos de privatização marcados por crimes contra a administração pública, segundo ela. Após as apurações, a população poderá decidir o que fazer com as empresas, por meio de consulta feita de acordo com a legislação do País, disse.
"Caberá ao povo brasileiro fazer a melhor decisão possível, fazer através de um processo de consulta, como é o plebiscito, regulamentado pela legislação em vigor", afirmou na porta da Usina Presidente Vargas da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, no sul fluminense. A empresa, criada pelo presidente Getúlio Vargas nos anos 40 já foi símbolo do processo de industrialização. Depois, virou um dos ícones da privatização brasileira.