Juarez Rodrigues / Estado de Minas |
Pesquisas mostram a senadora pela primeira vez com 10% de intenção de votos para a Presidência da República. |
A senadora Heloisa Helena (PSOL) não escondeu seu entusiasmo com o desempenho nas pesquisas eleitorais, que apontam seu crescimento de quatro pontos percentuais e a colocam pela primeira vez com 10% de intenção de votos para a Presidência da República. "Virei candidata", disse a senadora em Fortaleza, onde fez campanha hoje. "Quero agradecer a generosidade, o carinho, a delicadeza de mulheres e homens espalhados pelo Brasil que têm demonstrado isso (a intenção de voto nela).
A candidata ressaltou as dificuldades de fazer uma campanha modesta e manteve duras críticas aos dois principais candidatos à Presidência, Geraldo Alckmin (PSDB) e Lula (PT). "Somos sobreviventes acostumados inimagináveis, como socialistas, como militantes da esquerda ao longo da nossa história", disse. "Um tem o aero-Lula, o outro tem jatinhos e helicópteros cortando o céu do Brasil e a gente com avião de carreira", lançou.
Sem citar nomes, a senadora reclamou de um ministro de Lula (Tarso Genro) que teria afirmado que ela acabaria com o Bolsa Família se eleita. "Acho muito feio isso, muito desqualificado, ridículo até um emissário do Lula dizendo que eu vou acabar com o Bolsa Família", disse, classificando a suposta atitude de mentirosa e motivada por seu desempenho na campanha.
Heloisa aproveitou o tema para criticar o uso político do programa social. "Sou contra a utilização demagógica e eleitoreira, da apropriação de um pai e uma mãe de família para fazer política", atacou, defendo a reformulação do programa, "integrado à escolaridade, à capacitação profissional e ao emprego". "Tem que ser um instrumento para que as nossas meninas pobres do Brasil não sejam incentivadas à gravidez na adolescência, mas que sejam incentivadas a se transformarem em cientistas, bailarinas, esportistas.