A candidata do P-SOL à Presidência da República, senadora Heloísa Helena, afirmou nesta terça-feira (26) ter certeza de que Lula sabe a origem do dinheiro apreendido pela Polícia Federal (PF) em posse dos petistas Gedimar Passos e Valdebran Padilha. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) informou à PF que só conseguirá rastrear a origem dos R$ 1,75 milhão após o primeiro turno das eleições. "O presidente Lula já sabe a origem do dinheiro. Infelizmente não está sendo divulgado, mas sabe", disse.
Para ela, o dinheiro deve ser de uma conta mantida pelo narcotráfico, crime organizado, caixa dois de campanha ou dinheiro público desviado por meio de ONGs. E por estratégia do presidente, a origem do dinheiro ainda não teria sido revelada. "É mais uma manobra inteligente, mas cínica e eleitoreira, para desviar a opinião pública de algo que qualquer pessoa de bom senso sabe, que todo mundo já sabe", disse. E exemplificou: "É o caso do Francenildo, que sofreu perseguição implacável".
Heloísa Helena evitou, entretanto, afirmar que a PF não é independente. "Em toda organização, na política, na PF, no jornalismo, em todos os setores têm gente que não presta. Então não vamos generalizar e atribuir à PF algo que é de responsabilidade do presidente da República, que está agindo em conluio com aqueles que trouxeram dinheiro, provisionaram e sacaram os recursos e manipularam uma organização criminosa", disse.
A senadora também não quis atribuir a responsabilidade pelo escândalo a todos os membros do PT. "Quando eu estava lá, o partido não era uma organização criminosa como é hoje. Hoje é uma coisa diferente. Mas eu sempre digo que existem pessoas honestas no partido", afirmou.
Em relação às declarações de Lula, que comparou a traição que teria sofrido dos companheiros de partido à traição de Judas a Jesus, e FHC, que chamou Lula de demônio, a candidata afirmou que ambos não entendem nada de Evangelho. "É um negócio besta. Nenhum dos dois entende do Evangelho. Se eu for entrar nessa disputa, infelizmente eu entendo mais do que eles. Isso é besteirol, porque quando um se diz Jesus, aí pronto. Desse jeito tem de fazer uma plenária do céu para ver quem é que está no purgatório", ironizou.