O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou hoje (13) que pretende levar para o ministério projetos que estão sendo conduzidos atualmente pela Casa Civil, como Casa Brasil, o PC Conectado, Programa Brasileiro de Inclusão Digital. Ele disse que o assunto será debatido na próxima semana em uma reunião marcada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
"Vai haver uma reunião setorial na semana que vem para que cada ministro apresente um relatório sobre como encontraram os ministérios", informou. Costa quer que o Ministério das Comunicações volte a coordenar programas que começaram a ser discutidos no Ministério.
"Eu quero pedir ao presidente que dê a oportunidade ao ministério de coordenar novamente alguns projetos que estão ancorados na Casa Civil. São idéias que surgiram aqui no ministério e acabaram absorvidas pela Casa Civil", disse Hélio Costa.
Sobre o uso de software livre pelo governo federal, o ministro afirmou ter preocupações. "O que me deixa preocupado é a manutenção. Não adianta nada eu receber um instrumento gratuito e que depois, na manutenção, eu vou gastar mais do que daquele que eu compro. Eu não estou me posicionando contra, acho que é um caminho importante que tem que ser explorado, mas essas coisas devem ser muito bem medidas", ressaltou.
As declarações do ministro foram feitas durante a cerimônia de nomeação do novo secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Jean-Claude Frajmund, e do consultor jurídico, Marcelo Bechara.