O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse, em audiência pública da comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, que a Radiobrás será a "ponte" para a criação da Rede Nacional de TV Pública. "A Radiobrás é o começo de toda a operação", assegurou. A idéia, segundo o ministro, é ampliar a estrutura existente da Radiobrás, que alcança nesta quarta-feira (28) 30% dos municípios, para que essa rede pública de televisão tenha um alcance nacional.

continua após a publicidade

Ele disse aos deputados que é "impossível" fazer uma previsão de custo real para a implantação da rede, considerando infra-estrutura, manutenção, equipamentos e gastos com programação. "É possível estabelecer um limite", afirmou. Quando propôs a criação da rede nacional de TV, Costa disse que a estimativa era de que seriam necessários R$ 250 milhões, que seriam aplicados em quatro anos para a compra de transmissores e ampliação da estrutura.

O ministro disse que, apesar da polêmica criada em torno do tema se sente satisfeito porque iniciou o debate sobre o assunto. "Eu consegui iniciar o debate, um debate difícil, em que estava todo mundo meio que numa saia justa para poder falar sobre ele, e eu resolvi, autorizado pelo presidente da República, a colocar o assunto em discussão.

continua após a publicidade