O Hall da Secretaria de Estado da Cultura (Seec) recebe duas novas exposições nesta sexta-feira (21), a partir das 18h30. ?Retalhos que Pertencem?, da artista plástica Claudia de Lara, e ?In Memorian?, da fotógrafa Charly Techio, ambas com curadoria de Edilson Viriato. As mostras permanecem abertas ao público até o dia 05 de janeiro de 2006.

continua após a publicidade

Premiada no Paraná e em São Paulo, Claudia de Lara expõe desde 1995, também com passagens por salões de arte na Argentina, Canadá e Espanha. As dez obras que compõem ?Retalhos que Pertencem? são em técnica mista sobre tecido, em diversos tamanhos, e, por não mostrarem uma figura humana inteira, completa, buscam no gesto corporal uma forma explícita da linguagem do homem. Os ?pedaços? de tecido que compõem, literalmente, o pano de fundo das obras, contribuem para tal apreciação.

Já nas fotografias de Charly, cujo título ?In Memorian? remete, não por coincidência, à morte e à memória póstuma, a artista utiliza uma técnica inusitada para retratar cemitérios, túmulos e lápides: as fotografias foram feitas com uma peça de vidro arredondado à frente da lente fotográfica, fazendo com que ?a imagem se pareça com um olho?, conta Charly, revelando uma visão do eterno.

Mas, para os mais assustados, uma ressalva: a fotógrafa faz questão de tirar um pouco do medo e da barreira que as pessoas têm com relação ao fim da vida. Para ela, é uma homenagem aos homens e mulheres que já atravessaram esta ?inevitável passagem?, aqueles que fizeram e construíram o passado para que nós, hoje, possamos viver o presente, o agora. ?Tudo depende da visão que cada um tem da morte. Para mim, não significa o fim, mas uma passagem?, diz ela. Além das fotografias ?convencionais?, em tamanho 60×40 cm, há também uma pequena instalação, com sete pequenas imagens, que dão um ar original à exposição.

continua após a publicidade