Há um enorme déficit de Administradores no país

Segundo estimativa do INEP (2007) existem no Brasil:
– 1.500.000 Administradores (titulados).
– 14.000.000 de empresas.
– Metade dos cargos de uma empresa é para funções administrativas.
– Apenas 20 a 30% dos cargos são de nível Gerencial, e são ocupados pelos Administradores graduados nas melhores instituições.

Portanto, existe um enorme déficit de Administradores no país, com uma alta demanda por mão-de-obra qualificada. As regiões Sul e Sudeste são as que concentram o maior número de empresas que oferecem mais programas de trainee. O administrador formado pelas melhores instituições de ensino ocupa as posições mais valorizadas pelo mercado.

“Espírito empreendedor, liderança e capacidade de avaliar para onde caminham os negócios fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso na gestão de uma empresa”, afirma Antônio Mendes de Almeida Jr., vice-coordenador do curso de graduação da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Há muitos graduados,

o que não significa excesso de profissionais no mercado. “Tem gente demais com capacidade de menos”, brinca Almeida Jr. “Por isso, só os bem preparados conseguem emprego. As contratações são inferiores às necessidades do mercado”.

O desafio das empresas é integrar todas as atividades que envolvem o fluxo de bens e serviços entre o produtor e o consumidor e esta função dentro da Administração é desempenhada pela área de marketing.

Para tirar real proveito do conceito integrado de marketing, não basta que a empresa crie um setor de pesquisa de mercado, ou que passe a adotar um plano de publicidade. Tanto o uso da pesquisa quanto a aplicação de programas de publicidade só começam a contribuir efetivamente ao processo de racionalização mercadológica quando se entrosam a uma visão sistêmica integrando desde a portaria até a presidência da empresa.

Hoje já existem escolas de padrão internacional que apresentam em suas grades curriculares a preocupação na formação de profissionais capazes de praticar este conceito de marketing integrado e, com isto, formando administradores raros e imprescindíveis no mercado.

Como a atuação do administrador é muito diversificada, esse profissional é procurado por todo tipo de empresa (fabril, comercial, serviços, agronegócio) e de praticamente todas as áreas.

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Uma pesquisa do CFA (Conselho Federal de Administração) indica que a evolução da carreira do Administrador está intimamente relacionada ao tempo de formação do profissional, conforme demonstrado no Gráfico:

Entre os administradores que se graduaram em período anterior a 1969 as posições funcionais mais comuns são Presidente (36,36%) e Assessor (15,15%).

Para os formados a partir de 1970, a posição funcional mais frequente é a de Gerente (19,46%). Os que se graduaram após 1980, Gerência (28,00%) e Diretoria (13,38%). A partir de 1990, Gerente (22,95%) e Analista (13,45%), o que também é confirmado para os formados após 2000 (19,09% e 14,43% respectivamente).

A mesma pesquisa aponta também que existem outros diferenciais que aceleram o prazo para a evolução da carreira:

– Nível de Qualidade da Instituição de Ensino Superior
– Desempenho;
– Área de Atuação;
– Porte da Empresa.

Fonte: Pesquisa do CFA

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Quanto ganha um administrador?

Segundo pesquisas diversas, a seguir alguns dos salários praticados no mercado para o Cargo de Administrador:

(*) A faixa salarial sofre grande variação de acordo com o Estado, área de atuação (por exemplo Finanças, Marketing, Produção) e ainda com o tempo de experiência ou senioridade.

(**) Os cargos diretivos costuma ofertar maior volume de remuneração indireta (participação nos resultados) e benefícios do que efetivamente salário -até como forma de reduzir a tributação sobre a remuneração. O montante envolvido pode atingir sifras elevadas – mas somente para os mais preparad,os.

Retomando dados da pesquisa realizada pelo CFA sobre o Perfil Nacional do Administrador, a renda média individual dos Administradores é de aproximadmente de R$ 4.028,00 (quatro mil e vinte e oito reais).

Como escolher os melhores cursos de administração

O bacharelado em Administração é o curso com o maior número de matrículas no ensino superior do país em 2009:

Cursos………..2.281
Ingressantes…….280.000
Alunos…..750.000
Concluintes………..90.000

Segundo dados do MEC, existem 66 cursos de Administração em Curitiba. Não obstante, apenas 22 são reconhecidos e apenas 3 possuem
avaliação igual ou superior a 4, numa escala que varia de 1 a 5.

O candidato ao curso de Administração deve escolher efetivamente a instituição de ensino que lhe seja mais adequada, e para isto deve levar em conta diversos fatores, tais como:

– Reconhecimento do Curso, Avaliações e Certificações que a Instituição possui (veja matéria na página 5);
– Oportunidades de estudar no exterior;
– Apoio na identificação de Oportunidades Profissionais de emprego;
– Instalações e Localização;
– Quadro de Professores;
– Grade de Disciplinas que compõe o curso e horas;
– Material de Ensino utilizado;
– Opinião ou Satisfação dos alunos que cursam ou já cursaram naquela instituição;
– Preço do Curso x Perspectiva de Retorno do Investimento;
– Custos Adicionais (estacionamento, apostilas, etc.).

Além de visitar a instituição onde pretende estudar, o candidato pode comparecer a Feiras de Profissões ou ainda conversar com Administradores das mais variadas áreas, para que possa avaliar sua aptidão para a Administração, a profissão com o maioir mercado de trabalho no país.
O preço deve ser avaliado sempre com a ótica de Custo versus Benefício, pois embora o preço do curso em Curitiba possa variar de R$ 200 a R$ 800, também envolve diferentes níveis de qualidade e forma didática:

– Ensino Presencial de 4 anos de duração;
– Ensino Presencial de 2 anos de duração;
– Ensino a Distância

Saber escolher o nível desejado de acordo com os planos pessoais do futuro acadêmico é vital. E o empregador e mercado de trabalho sabem claramente distinguir o curso que tem qualidade daquele que não tem.

Para a escolha, o candidato deve saber que é prática comum apenas nas melhores instituições a realização de eventos e palestras nas quais os palestrantes da instituição abordam temas de interesse na carreira, permitindo que o candidato possa conhecer na prática o processo educacional.

Algumas instituições permitem inclusive que o candidato assista aulas com os alunos matriculados, quase que um ‘test drive‘ do curso. E mesmo assim, o candidato deve observar se as aulas neste caso apresentam a mesma qualidade que aquelas do dia a dia.

Pesquisas indicam que os cursos de baixo preço, na maioria dos casos, preparam os alunos para Auxiliares e Assistentes Administrativos, com menor qualidade e salário. Pode-se inferir que há uma relação direta entre o preço pago no curso de Administração (com boa qualidade), a carreira e o salário que o administrador receberá ao longo de sua carreira, depois de formado.

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