Ao anunciar o nome do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, para a pasta da Fazenda, o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), afirmou que o presidente Lula e todos do governo reconhecem a "grande contribuição" que Antonio Palocci deu ao país.

continua após a publicidade

"Ele (Palocci) permitiu ao Brasil recuperar a credibilidade, melhorar as finanças e estabilizar a economia. No entanto, o estado de direito e o direito do cidadão estão acima das circunstâncias e dos indivíduos e, na medida que o estado de direito não foi respeitado nesse episódio do sigilo bancário, o presidente imediatamente muda a sua equipe,com o afastamento do presidente da Caixa Econômica Federal e do ministro da Fazenda", disse Mercadante, em entrevista à imprensa no Palácio do Planalto.

Palocci pediu afastamento do cargo nesta tarde e, segundo Mercadante, logo em seguida o presidente Lula aceitou "o pedido de demissão". De acordo com o senador, Guido Mantega assumirá "todas as responsabilidades do ministério a partir de agora".

Quanto ao novo presidente da Caixa, no lugar de Jorge Mattoso, o senador disse que será anunciado em breve e que "provavelmente será um funcionário de carreira do banco". O atual vice-presidente do BNDES, Demian Fiocca, deve assumir a presidência da instituição.

continua após a publicidade

"O país vive uma tranqüilidade econômica, um quadro de estabilidade e é muito importante que isso seja preservado. Guido Mantega já acompanha todo o trabalho da equipe econômica desde o início do governo, já foi ministro do Planejamento e presidente do BNDES. Mantega sabe das orientações do presidente, e esse rumo de segurança e estabilidade será mantido. Esta é orientação do presidente", finalizou Mercadante.