Um instrumento para fomentar o debate e ampliar a conscientização política do eleitor. Foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (20/07) o Guia do Voto Responsável, documento que contém orientações básicas para a população escolher com qualidade os seus representantes nas próximas eleições. Com tiragem inicial de dez mil exemplares, o Guia será distribuído em todo o Estado. Novas impressões estão previstas.

continua após a publicidade

A solenidade de lançamento do Guia aconteceu no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep), em Curitiba, e teve a presença de 120 empresários. ?A idéia é que ele chegue à maior quantidade de pessoas possível?, declarou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures.

O documento é resultado de um trabalho coletivo, tendo recebido sugestões de vários segmentos sociais por meio da Rede de Participação Política do Empresariado. Nascida a partir de uma iniciativa da Fiep e com o apoio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), a Rede ultrapassou os limites do setor industrial, contando hoje com a participação de empresários de vários segmentos econômicos, intelectuais, membros da academia, jornalistas, profissionais liberais e estudantes.

Posicionamento

continua após a publicidade

?Todos os empresários são agentes da economia. Geramos empregos, geramos a economia. Precisamos nos posicionar nas eleições, orientando sobre como fazer o exercício seguro na escolha de nossos representantes?, disse o presidente do Conselho Superior da Faciap, Ardisson Akel.

O professor e cientista político Augusto de Franco, que assessorou a elaboração do Guia, disse que com o documento o que se pretende é aumentar a informação sobre a política entre a população. Dessa maneira, tende a crescer o interesse pelo tema e a participação das pessoas. A conseqüência do processo é a melhoria da qualidade da representação e das instituições políticas do país.

continua após a publicidade

A influência do Guia do Voto Responsável não se esgota nas eleições deste ano. O documento tem um viés de longo prazo: procura despertar o eleitor para a importância do acompanhamento da atuação do candidato eleito. ?O salto de qualidade do processo político só vai ocorrer se houver representantes de qualidade e se a sociedade se organizar, se mantiver mobilizada?, destaca o presidente da Fiep. O Guia é um novo instrumento de mobilização da Rede de Participação Política do Empresariado, que pode ser acessada no endereço www.redeempresarial.org.br.