Guia do Voto Responsável deve fomentar debate político

Um instrumento para fomentar o debate e ampliar a conscientização política do eleitor. Foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (20/07) o Guia do Voto Responsável, documento que contém orientações básicas para a população escolher com qualidade os seus representantes nas próximas eleições. Com tiragem inicial de dez mil exemplares, o Guia será distribuído em todo o Estado. Novas impressões estão previstas.

A solenidade de lançamento do Guia aconteceu no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep), em Curitiba, e teve a presença de 120 empresários. ?A idéia é que ele chegue à maior quantidade de pessoas possível?, declarou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures.

O documento é resultado de um trabalho coletivo, tendo recebido sugestões de vários segmentos sociais por meio da Rede de Participação Política do Empresariado. Nascida a partir de uma iniciativa da Fiep e com o apoio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), a Rede ultrapassou os limites do setor industrial, contando hoje com a participação de empresários de vários segmentos econômicos, intelectuais, membros da academia, jornalistas, profissionais liberais e estudantes.

Posicionamento

?Todos os empresários são agentes da economia. Geramos empregos, geramos a economia. Precisamos nos posicionar nas eleições, orientando sobre como fazer o exercício seguro na escolha de nossos representantes?, disse o presidente do Conselho Superior da Faciap, Ardisson Akel.

O professor e cientista político Augusto de Franco, que assessorou a elaboração do Guia, disse que com o documento o que se pretende é aumentar a informação sobre a política entre a população. Dessa maneira, tende a crescer o interesse pelo tema e a participação das pessoas. A conseqüência do processo é a melhoria da qualidade da representação e das instituições políticas do país.

A influência do Guia do Voto Responsável não se esgota nas eleições deste ano. O documento tem um viés de longo prazo: procura despertar o eleitor para a importância do acompanhamento da atuação do candidato eleito. ?O salto de qualidade do processo político só vai ocorrer se houver representantes de qualidade e se a sociedade se organizar, se mantiver mobilizada?, destaca o presidente da Fiep. O Guia é um novo instrumento de mobilização da Rede de Participação Política do Empresariado, que pode ser acessada no endereço www.redeempresarial.org.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo