Satisfeito com os resultados alcançados na atual temporada – conquistou um título, fez outras três finais (duas de duplas) e ficou na 37.ª posição no ranking Gustavo Kuerten tem objetivos mais arrojados para o próximo ano: quer voltar a ficar entre os dez primeiros da ATP ainda no primeiro semestre. Fica claro que planeja dar o bote na temporada européia de quadras de saibro, culminando com Roland Garros, torneio que pode conquistar o tetracampeonato.
Em São Paulo, onde participa do Desafio Brasil x Argentina, no Ginásio do Ibirapuera, Guga revelou seus planos nesta terça-feira pela manhã, numa entrevista no exuberante hotel Unique, ainda não inaugurado oficialmente. ?Poxa não posso reclamar deste ano, em que tive de recomeçar quase do zero?, explicou Guga. ?Tive um início ruim, com a decisão da cirurgia, a recuperação, mas cheguei ao final da temporada já com um tênis competitivo e o que é mais importante, gostando de jogar novamente.?
E foi justamente este bom final de temporada que levou Guga a sonhar alto novamente. Depois de passar por momentos difíceis, em que não conseguia impor sua superioridade e transformar-se em presa fácil para jogadores apenas razoáveis, o tricampeão de Roland Garros está recuperando o respeito e vontade de brigar pela liderança. ?Fora do Masters Cup de Xangai, que este ano tornou-se impossível para mim participar, vou ter um tempo enorme para fazer uma boa preparação para a próxima temporada?, afirmou. ?Meu primeiro objetivo será baixar o ranking e tentar ficar entre os dez ainda no primeiro semestre do ano que vem.? Com isso, Guga espera também recuperar o respeito dos adversários, ganhando mais jogos e impondo sua auto confiança. Este ano, sofreu nas mãos de outros tenistas que sabiam de suas limitações físicas e forçavam justamente as bolas na sua direita. ?Eu já sabia que ao voltar da cirurgia iria passar por este tipo de dificuldade?, disse. ?Nunca me preocupei muito da maneira como o meu adversário costuma me encarar, nunca liguei muito para isso, mas voltando a forma, acho que vou ganhar novamente o respeito.?
Calendário – Guga ainda não definiu o calendário para o próximo ano, mas com um período maior para fazer uma boa pré-temporada é muito provável que já entre na luta pelo título do primeiro Grand Slam do ano, o Aberto da Austrália, disputado logo em janeiro, torneio em que o brasileiro jamais se deu bem, mas tem muitas chances de acabar com esse tabu.