Costa do Sauípe, BA – Foi um fiasco a volta de Gustavo Kuerten ao circuito profissional da ATP. Em seu primeiro torneio desde a disputa do US Open, em setembro passado, Guga foi eliminado logo em sua estréia no Brasil Open, ao perder nesta terça-feira para o também brasileiro André Ghem.
Com 23 anos e apenas na 311ª colocação do ranking mundial, André Ghem venceu o jogo de virada, por 2 sets a 1, com parciais 3/6, 6/3 e 6/4. Seu próximo adversário no Brasil Open será definido ainda nesta terça-feira, no confronto entre o peruano Luis Horna e o espanhol Albert Martin.
Nesse período em que ficou afastado dos torneios, Guga trabalhou muito para recuperar a forma física. Além disso, uma contusão no tornozelo adiou seu retorno, impedindo participação em Viña del Mar e Buenos Aires.
Dessa maneira, Guga jogou na segunda-feira, ao lado de André Sá, na chave de duplas do Brasil Open – estreou com vitória. E voltou à quadra nesta terça, para enfrentar André Ghem.
Aos 29 anos, o tricampeão de Roland Garros e ex-número 1 do mundo está numa temporada decisiva na carreira. Guga acredita que ainda pode estar entre os melhores tenistas do mundo, depois das duas cirurgias no quadril, mas pensa em encerrar a carreira se não conseguir jogar em alto nível até o final deste ano. E a eliminação logo na estréia do Brasil Open é um sinal do que pode acontecer.