Em tempos difíceis toda força ajuda. Talvez por isso, Gustavo Kuerten tenha resolvido manter o estilo "Sansão" em Paris. Afinal, toda vez que joga em Roland Garros ele aparece de cabelos longos, meio desalinhados, precisando das bandanas para entrar em quadra. Mas, sem admitir qualquer superstição, Guga preferiu dizer que o estilo vem pelo acaso.

continua após a publicidade

"Eu costumo cortar o cabelo uma vez por ano", ironizou o tricampeão de Roland Garros, no seu primeiro dia de treino em Paris. "E já vai fazer um ano que não corto. Mas, sinceramente, tudo ajuda. Este é um torneio que gosto e me motivo." Talvez a melhor definição para o atual momento de Guga tenha vindo de sua fisioterapeuta, Mariângela Lima. Acostumada a viajar com o tenista e acompanhando sua volta em torneios como os de Valência Montecarlo e Hamburgo, ela revelou sua impressão em um comentário sobre a movimentação do brasileiro no treino.

"Veja…é só o Guga chegar em Roland Garros que ele fica diferente", disse Mariângela Lima. A fisioterapueta explicava que o tenista brasileiro está apto para jogar, mas ainda não chegou a 100% de sua melhor condição física.

Mariângela também revelou que Guga está aos poucos readaptando seu corpo ao nível competitivo. "Se ele não fosse um atleta de alto nível, já estaria em alta há muito tempo. Mas o importante é que não sente mais qualquer dor no quadril e aos poucos vai voltando ao seu normal." Em Roland Garros, Guga chega dessa vez sem as mesmas expectativas de outras temporadas. Seu objetivo é "jogar bastante", como ele próprio definiu, ou seja, gostaria de vencer alguns jogos, embora eles sejam em melhor-de-cinco sets.

continua após a publicidade

"Sempre que chego aqui ganho uma motivação extra. O circuito está muito duro, mas tudo vai depender da chave."

Nesta sexta-feira, Guga já saberá contra quem jogará na sua partida de estréia. O sorteio das chaves se realiza às 11 horas (6 horas de Brasília), no Tennisseum, musés de Roland Garros, o museu do tênis de Roland Garros. Guga foi convidado para participar da cerimônia, ao lado de jovens sensações do tênis francês, como Richard Gasquet e Gaels Monfils.

continua após a publicidade

Só que Guga não sabe ainda se poderá ir, pois tem treino marcado para o mesmo horário.

No seu primeiro dia em Roland Garros, ainda sem a presença do técnico argentino Hernan Gumy, Guga treinou com o francês Fabrice Santoro.

Qualifying

Quatro brasileiros ainda estão na luta por uma vaga na chave principal de Roland Garros: Flávio Saretta, Marcos Daniel, Tomas Behrend – radicado na Alemanha – e Maria Fernanda Alves.

Saretta fez um jogo bem dentro de seu estilo, nesta quinta-feira, ao derrotar o argentino Juan Pablo Guzman por 6/3, 3/6 e 9/7. O tenista brasileiro chegou a liderar o terceiro set por 5 a 2, mas levou um belo susto antes de comemorar a vitória.

Saretta joga neste sábado pela vaga na chave principal, diante do francês Antony Dupuis.

A brasileira Maria Fernanda Alvez fez bonito, ao vencer Stalislava Hrozzenska por 7/6 (8/6) e 6/1. Nanda perdia o tiebreak por 6 a 3, reagiu com coragem e nesta sexta-feira enfrenta Mellen Tu (EUA) pela vaga.

Também nesta sexta-feira, Marcos Daniel joga um pouco antes, diante de Matias Boecker (EUA), enquanto Tomas Behrend pega o norte-americano Hugo Armando.