Receber e orientar bem as pessoas que visitam Curitiba. Este é o objetivo do curso "Qualidade no atendimento ao turista" iniciado nesta segunda-feira (7) para 160 guardas municipais que trabalham na área central, em parques e outros pontos visitados da Capital.
"O turismo é uma indústria moderníssima e opera com informações", afirmou o secretário municipal do Turismo, Luiz de Carvalho, ao falar para a primeira turma de 40 guardas que iniciou o treinamento na Academia da Guarda Municipal, no Parque Barigüi. Ele lembrou que essa é a primeira vez que a Prefeitura capacita membros da corporação no trato de turistas.
O secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, afirmou que o treinamento será complementado com cursos de inglês e espanhol para os guardas municipais que têm contato direto com os turistas na cidade. Itamar informou que estão sendo mantidos contatos com a Associação Comercial do Paraná para viabilizar a participação da iniciativa privada no projeto. "Queremos que a nossa Guarda propicie o melhor atendimento ao visitante", acrescentou.
Itamar informou também que a Polícia Militar do Paraná, através do comandante geral, coronel David Antonio Pancotti, solicitou que a Secretaria Municipal do Turismo preste o mesmo curso para o efetivo da PM que atua no Aeroporto Internacional Afonso Pena e em áreas de Curitiba visitadas pelos turistas.
O curso "Qualidade no atendimento ao turista" é resultado de um convênio entre as secretarias municipais da Defesa Social e do Turismo. Quatro turmas, cada uma com 40 guardas, receberão informações sobre pontos turísticos da cidade e como trabalhar com materiais de divulgação distribuídos pela Secretaria Municipal de Turismo. Serão dois dias de aula e, no final, os guardas farão um tour com a jardineira da Linha de Turismo para conhecer os locais mais visitados de Curitiba.