Cento e vinte guardas municipais do quadro especial da Prefeitura de Curitiba iniciam no final do mês um curso de formação técnico-profissional. Com 384 horas/aula de duração, o curso será realizado na Academia Policial Militar do Guatupê. Convênio nesse sentido está sendo firmado entre a Secretaria Municipal da Defesa Social e a Polícia Militar do Estado.
Para passar do quadro especial para o quadro permanente da Prefeitura, os guardas precisam ter concluído o 2º grau de ensino, participar do curso de formação de guarda e do procedimento seletivo de transição. Dos 1.316 integrantes da Guarda Municipal, 535 encontram-se nessa situação. Os demais 781 ingressaram na carreira mediante concurso público ou já concluíram o curso de formação técnico-profissional.
Todo o guarda do quadro especial que conclui o curso de formação e faz o procedimento seletivo de transição obtém progressão na carreira, inclusive com melhorias salariais.
Durante três meses os guardas vão participar de cinco módulos, com as seguintes matérias: Cultura Jurídica, Legislação Especial, Técnica Operacional, Comunicações, Atuação e Relações Humanas. O curso será ministrado por instrutores da própria Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Polícia Civil.
Mais 120 em maio
O secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos, informou que em maio deverão ser convocados mais 120 classificados no concurso público para guarda municipal que a Prefeitura de Curitiba promoveu em 2003. O curso de formação para os novos guardas também será realizado na Academia Policial Militar do Guatupê.