Nos próximos quatro meses, 120 Guardas Municipais estarão participando do curso de capacitação em primeiros socorros, oferecido pelo Corpo de Bombeiros. O convênio foi firmado no início deste mês e a primeira turma teve sua aula inaugural na manhã desta segunda-feira (25), com a presença do secretario municipal da Defesa Social, Itamar Santos; do comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Mário Wako, e do Coronel Claudiney Alves da Silva, do Primeiro Agrupamento do CB.
O curso "Agente de Socorros Urgentes" vai preparar os guardas para o primeiro atendimento a pessoas acometidas de mal súbito em terminais de ônibus, parques e bosques da cidade. "Vamos preparar nossa Guarda Municipal para garantir os primeiros socorros até a chegada de atendimento especializado ou do encaminhamento a unidades de saúde e hospitais", explicou o secretário Itamar dos Santos.
O secretário informou que, diariamente, os guardas municipais vivenciam situações em que é necessário atendimento emergencial, enquanto se espera a chegada de médicos e ambulâncias. "Vamos repassar noções básicas para o atendimento às vitimas de trauma ou parada cardiorespiratória, até a chegada do serviço pré-hospitalar especializada", explicou Edson do Vale Teixeira Júnior, coordenador do Serviço de Atendimento em Emergência (SIATE).
Os 120 guardas selecionados para o curso estão em quatro turmas de 30. São 36 horas/aula distribuídas em quatro dias. O curso está sendo realizado no Corpo de Bombeiros por médicos, coordenador do Serviço de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE), Edson do Vale Teixeira Júnior, e pela médica Beatriz Monteiros Oliveira, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Durante o curso os alunos terão noções sobre a Anatomia Fisiológica, Atendimento inicial a vitimas de trauma, Reanimação, Ferimentos e controle de hemorragias, Remoção da vitima, Assistência ao parto, Intervenções a pacientes especiais e Queimaduras. Todo o material didático foi elaborado pelos médicos instrutores e editado pela Secretaria Municipal da Defesa Social.