Os 174 guardas-marinha que concluíram o curso de formação na Escola Naval em dezembro do ano passado iniciam amanhã (9) a viagem de instrução no Navio-Escola Brasil. A solenidade de despedida foi realizada hoje (8), na Base Almirante Castro e Silva, na Ilha de Mocanguê, onde o navio está ancorado.

continua após a publicidade

A viagem vai durar cinco meses, e o navio-escola vai passar pelos portos de nove países: Porto Rico, Estados Unidos, Irlanda, Inglaterra, Alemanha, França, Espanha, Itália e Portugal. Os guardas-marinha retornam ao Brasil já como segundos-tenentes.

Será a 19ª viagem de instrução do navio-escola e a segunda em que serão também divulgados produtos brasileiros no exterior. Vão estar em exposição materiais de empresas do setor de defesa, como armamentos e equipamentos de uso pessoal. A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) vai apresentar maquetes dos mais novos modelos de aviões construídos no Brasil.

"Em cada porto em que paramos, o navio é muito visitado. Então, através de convênio assinado com a Agência de Promoção de Exportações (Apex) do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, vamos divulgar também alguns produtos de nossa pauta de exportações, como o café e a cachaça", disse o comandante do navio, capitão-de-mar-e-guerra Wagner Lopes de Moraes Zamith.

continua após a publicidade

Além de produtos destinados à exportação, o navio-escola Brasil vai mostrar aspectos da cultura brasileira, com a exposição de réplicas de quadros e painéis dos pintores Cândido Portinari, Victor Meirelles e Pedro Américo.

Pimeiro colocado no curso de formação, Leonardo Souza, de 22 anos, disse que a viagem é a realização de um sonho. "Espero trazer da viagem uma bagagem cultural que venha me facilitar no dia-a-dia de minhas funções como oficial, porque esse conhecimento vai abrir nossos horizontes em aspectos que estudamos, que lemos nos jornais, mas com que nunca tivemos contato", completou Leonardo.

continua após a publicidade

A primeira parada do navio-escola será no porto de Salvador, na próxima terça-feira (12). O retorno está previsto para o dia 12 de novembro, no Rio de Janeiro.