Os 174 guardas-marinha que concluíram o curso de formação na Escola Naval em dezembro do ano passado iniciam amanhã (9) a viagem de instrução no Navio-Escola Brasil. A solenidade de despedida foi realizada hoje (8), na Base Almirante Castro e Silva, na Ilha de Mocanguê, onde o navio está ancorado.
A viagem vai durar cinco meses, e o navio-escola vai passar pelos portos de nove países: Porto Rico, Estados Unidos, Irlanda, Inglaterra, Alemanha, França, Espanha, Itália e Portugal. Os guardas-marinha retornam ao Brasil já como segundos-tenentes.
Será a 19ª viagem de instrução do navio-escola e a segunda em que serão também divulgados produtos brasileiros no exterior. Vão estar em exposição materiais de empresas do setor de defesa, como armamentos e equipamentos de uso pessoal. A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) vai apresentar maquetes dos mais novos modelos de aviões construídos no Brasil.
"Em cada porto em que paramos, o navio é muito visitado. Então, através de convênio assinado com a Agência de Promoção de Exportações (Apex) do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, vamos divulgar também alguns produtos de nossa pauta de exportações, como o café e a cachaça", disse o comandante do navio, capitão-de-mar-e-guerra Wagner Lopes de Moraes Zamith.
Além de produtos destinados à exportação, o navio-escola Brasil vai mostrar aspectos da cultura brasileira, com a exposição de réplicas de quadros e painéis dos pintores Cândido Portinari, Victor Meirelles e Pedro Américo.
Pimeiro colocado no curso de formação, Leonardo Souza, de 22 anos, disse que a viagem é a realização de um sonho. "Espero trazer da viagem uma bagagem cultural que venha me facilitar no dia-a-dia de minhas funções como oficial, porque esse conhecimento vai abrir nossos horizontes em aspectos que estudamos, que lemos nos jornais, mas com que nunca tivemos contato", completou Leonardo.
A primeira parada do navio-escola será no porto de Salvador, na próxima terça-feira (12). O retorno está previsto para o dia 12 de novembro, no Rio de Janeiro.