Os veranistas que passarem pelo litoral do Paraná nesta temporada encontrarão guarda-vidas com condições plenas para realizar qualquer tipo de salvamento em qualquer circunstância. Para aprimorar o conhecimento e reforçar o treinamento, os 138 alunos do curso de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná recebem aulas práticas no mar, em condições tranqüilas e adversas. ?Todos os alunos passam pelos testes e fazem vários tipos de exercício não só para manter o condicionamento como também para treinar as técnicas necessárias para salvamento?, afirmou o tenente Altemistoncley Diogo, que coordena o treinamento.

continua após a publicidade

Em Matinhos, fazem o curso 50 guarda-vidas. Os outros estão em Guaratuba e em Pontal do Paraná. Eles passam por testes de resistência, de entrada e saída da área de arrebentação. São, numa tarde de exercícios, quase quatro mil metros de natação e cerca de dois mil metros de corrida, sem contar as inúmeras entradas e saídas do mar. ?A maioria absoluta dos salvamentos ocorre na área de arrebentação, onde há dificuldade para nado. Por isso fazer o resgate nesta região é sempre mais complicado e por este motivo insistimos no treino?, disse Diogo. Além de aprimorar as técnicas na arrebentação, os guarda-vidas também nadam na área de travessia. Nesta quarta-feira, eles passam por mais uma etapa do treinamento.

A intenção dos instrutores do curso é condicionar o aluno e quebrar possíveis barreiras, medos e qualquer tipo de receio que eles possam vir a ter com relação ao mar. ?O importante é que eles adquiriram confiança?, comentou o tenente. Diogo explicou ainda que, em dias em que a maré está tranqüila, quase não são registrados salvamentos, diferentemente de quando o mar está agitado. Por isso, além de melhorar cada vez mais o condicionamento físico dos integrantes do Corpo de Bombeiros, os exercícios incluem técnicas de salvamento com uso de embarcações e meios auxiliares como o pranchão, nadadeira e outros objetos flutuantes.

continua após a publicidade