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A Guarda Municipal de Curitiba já está atuando no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, localizado na sede do Comando da Polícia Militar do Paraná, que recebe pedidos de atendimento pelo telefone 190. O trabalho da guarda no local começou nesta quinta-feira, quando o sistema passou a direcionar as ligações relacionadas com a Prefeitura para o operador da Guarda Municipal.

Os guardas municipais vão trabalhar com policiais civis e militares e com Corpo de Bombeiros. O secretário da Defesa Civil de Curitiba, Itamar dos Santos, acompanhou o início do trabalho, junto com o comandante da Polícia Militar, coronel David Antonio Pancotti; o comandante do Policiamento da Capital, coronel Silvio Santos de Moraes Sarmento; e com o diretor da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior.

"Tenho certeza que a presença da Guarda Municipal no Centro Integrado de Operações trará grandes benefícios para a segurança da população de Curitiba", afirmou Itamar dos Santos. A participação da Guarda no Centro Integrado de Operações foi anunciada pelo governador Roberto Requião e pelo prefeito Beto Richa durante a reunião com prefeitos da região metropolitana, realizada segunda-feira passada, no Palácio Iguaçu.

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O comandante da PM explicou que agora toda a ocorrência relacionada com a Guarda Municipal ou com outros setores da Prefeitura de Curitiba cairá num módulo específico, agilizando providências e desafogando o trabalho do Centro.

Segundo o coronel Pancotti, das 12 mil ligações recebidas diariamente pelo sistema, 15% não envolvem providências das polícias Civil e Militar ou Corpo de Bombeiros. "Vamos integrar todos os esforços, e é importante que a Guarda Municipal venha participar de nosso trabalho", acrescentou o comandante da PM.

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Ao receber uma ligação que por algum motivo não foi direcionada para o número 153 da Guarda Municipal ou à Central de Atendimento 156 da Prefeitura, o Centro transfere para o guarda municipal, que encaminha a solicitação ao órgão municipal competente. Para esse serviço, ele conta com telefone, rádio e computador, que opera on line com os núcleos da própria Guarda e com a Central de Atendimento 156 da Prefeitura.

O secretário municipal da Defesa Social disse que uma das vantagens da integração é a agilidade dos atendimentos que acabam sendo feitos pelo 190, mas que deveriam ser direcionados diretamente à Prefeitura. Nesse sentido, Itamar lembrou que é importante que a população continue utilizando os telefones 153, da Guarda, e 156, da Prefeitura, para encaminhar pedidos e sugestões ligados ao município.

Para o diretor da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, a presença da corporação no Centro significa um avanço em termos de segurança pública. Segundo o diretor, a integração vai facilitar também o trabalho das outras Guardas na Região Metropolitana de Curitiba. "Não tenho conhecimento de uma integração igual a essa com nenhuma outra Guarda no Brasil", concluiu.