Aberta nesta quarta-feira (3) em Guaratuba a feira de serviços gratuitos ?Paraná em Ação?. Até o dia 13 de fevereiro, o governo do Estado estará atendendo veranistas e comunidades carentes do Litoral. A feira foi montada no estacionamento da Praia Central e funciona das 14 às 21 horas. O evento é organizado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade e complementa as 27 edições já realizadas, de forma itinerante, em todo o Estado.

continua após a publicidade

O projeto já atendeu mais de 800 mil pessoas em diversas regiões do Paraná e prestou mais de 2 milhões de atendimentos. Atualmente, o programa é referência nacional em ação social, em especial para os mais pobres.

Marcírio Machado Sobrinho, um dos coordenadores, destaca que toda a experiência já absorvida pelo projeto está sendo colocada em prática em Guaratuba. ?O veranista e os moradores podem fazer exames gratuitos, tirar documentos e até participar de oficinas de culinária, tear e artesanato?, informa.

Outra coordenadora do evento, Clecy Amadori, avalia que a principal ação do evento é trabalhar como facilitador nos serviços do governo estadual aos veranistas. ?As pessoas podem regularizar vários serviços como água, luz, documentação pessoal, enfim tudo o que está dentro da atuação do governo?.

continua após a publicidade

Clecy também ressalta que a feira pode ser mais uma opção de lazer para aquelas pessoas que estão aproveitando as férias no litoral. ?Também temos a negociação de produtos artesanais e a Feira dos Sabores, com produtos da agroindústria paranaense?.

Parceria

continua após a publicidade

Um dos estandes da feira pertence ao sistema Fiep. A entidade fez uma parceria com o governo estadual no programa Valorizar é Preciso! O programa trata da educação ambiental. A coordenadora do estande, Carla Mocellin, conta que foi firmado convênio com três supermercados no litoral para que sejam distribuídas sacolas coloridas.

Ela explica: ?Em cada sacola a população colocará determinado material reciclável, como plástico, metal, papel, vidro, não-reciclável e orgânico?. O programa também apóia nove associações de catadores de lixo, que separam o material.

Público

Na abertura da Feira de Serviços, dezenas de pessoas foram conferir os serviços prestados pelo evento. Carlos Roberto Borba, 14 anos, morador no município de Floresta, ficou impressionado com o que aprendeu. ?Eu não sabia muita coisa sobre meio ambiente. Vi que é importante não desperdiçar água e também que não devemos desmatar, pois isto acabará matando os bichos que vivem nas florestas. Foi muito legal?.

João Cabral, 71 anos, aposentado, salientou que nunca teve algo parecido em Guaratuba, local onde mora. ?Este tipo de feira deveria vir mais vezes?. Para Ivone Luana Texeira, 32 anos, de Londrina, é uma boa opção de divertimento. ?Eu vim para participar das oficinas e medi minha pressão. Além disto, vou pedir a emissão da segunda via da conta de luz, que vence hoje e como não estou em Londrina vou pagar a fatura por aqui?.