O município de Guaraqueçaba, no litoral, também conta com uma equipe fixa da Paraná Esporte no projeto Viva o Verão, a exemplo do que ocorre em outros locais da costa paranaense. A diferença é que não foi montada uma estrutura própria para o evento, como nas praias. As atividades de recreação e esporte são desenvolvidas nas instalações da prefeitura.

continua após a publicidade

De terça-feira a domingo, dezenas de crianças comparecem à praça central para participar de jogos e danças. O futebol, bétis e a dança são as atividades preferidas. ?A cidade vive em torno do futebol. Os jogadores até cuidam da cancha?, constata o coordenador do posto, Alex Cavaglieri.

O que os moradores estão apreciando mesmo é a organização dos eventos. Assim, eles não precisam combinar e marcar o dia e horário para os jogos. É só comparecer à praça. Crianças e jovens em férias escolares fazem isso todos os dias, principalmente no período da tarde. Depois do expediente de trabalho, os adultos também comparecem.

?Tendo bola, o pessoal aparece para jogar. Não é preciso chamar?, anima-se Jean Michel, de 14 anos. ?Eu moro perto e venho aqui o tempo todo. À tarde sempre dá para jogar vôlei?, aprecia Juliany Barbosa Barreto, de 12 anos.

continua após a publicidade

Para o secretário de Turismo, Esportes, Cultura e Lazer do município, Esaú Ferreira, a parceria com a Paraná Esporte está proporcionando muita alegria à população. ?Aqui as pessoas se sentem um pouco isoladas. Quando são convocadas a participar, elas são muito receptivas?, agradece Isaú.

Tribo Guarani 

continua após a publicidade

Além das atividades na praça de Guaraqueçaba, uma equipe itinerante leva recreação aos locais mais distantes da cidade, como na Aldeia Guarani, de Cerco Grande. A visita à tribo do cacique Felipe da Silva será nesta sexta-feira (27), quando um grupo de índios também mostrará um número musical com dança. Eles até gravaram um CD.