A gruta do Parque Ambiental da Bacaetava, em Colombo, receberá, nos próximos três anos, R$ 216 mil provenientes de sete empresas ligadas a Associação de Produtores de Derivados de Calcário (APDC). A associação fez um convênio com a prefeitura de Colombo, que receberá a doação destinada a melhorias na manutenção e conservação da gruta.

continua após a publicidade

De acordo com o secretário executivo da APDC, Fábio Pini, a quantia será destinada a benfeitorias na infraestrutura, ampliação e adequação de passarelas, instalação de cercas e criação de trilhas. “Também estão previstas melhorias aos turistas que visitam a gruta. Tais como elaboração de folders, vídeos e compra de capacetes”, diz.

A ação tem como objetivo reverter a imagem negativa gerada pela indústria da cal na região. Segundo Pini, um exemplo disso envolve os impactos gerados pelas explosões necessárias para extração da rocha calcária. “Além da vibração gerada pela explosão, a atividade causa o assoreamento por conta do lançamento de detritos no rio”, afirma.

Para a secretária de Turismo de Colombo, Maria Micheli Mocelin, a área da gruta requer um cuidado especial. “Temos recursos escassos para essa manutenção. O convênio é muito bem-vindo e trará benefícios para o bem comum”, diz.

continua após a publicidade