O grupo ?Três no Choro? abriu a reunião da Escola de Governo desta terça-feira (11) com algumas músicas que foram apresentadas durante a programação da Semana do Paraná, no Ano do Brasil na França, que aconteceu de 09 a 14 de agosto, no Carreau du Temple, em Paris. Na ocasião, a música paranaense foi representada por três grupos musicais que lotaram os auditórios do Carreau du Temple.

continua após a publicidade

As bandas se revezaram em dois palcos durante seis dias, num total de 16 shows. A Secretaria de Estado da Cultura do Paraná selecionou para levar à França os conjuntos ?Três no Choro?, ?Fato? e ?Orquestra Paranaense de Viola Caipira?, de Cascavel, que se apresentou na reunião da semana passada.

O ?Três no Choro? nasceu em 2002 do encontro de Cláudio Menandro e Rodrigo Capistrano em um espetáculo cênico-musical sobre a música popular brasileira dos anos 30, onde ambos faziam parte do grupo responsável pela música. Com a chegada do percussionista Leandro Teixeira, o grupo ficou completo.

Os três músicos propõem em seu repertório música instrumental brasileira, evidenciando principalmente o choro e também a bossa nova. No ?menu? do trio estão compositores clássicos como Pixinguinha, Benedito Lacerda, Severino Araújo, Waldyr Azevedo, Luiz Americano e Tom Jobim e também nomes menos conhecidos como Astor Silva, Pedróca, Ratinho e o violonista Cláudio Menandro, que é também compositor e arranjador.

continua após a publicidade