Grupo militante anuncia cessar-fogo no Líbano

Um grupo militante islâmico cercado pelo Exército do Líbano em um campo de refugiados nos arredores de Trípoli anunciou que iniciará um cessar-fogo em uma nova tentativa de trégua depois de três dias de violência no norte libanês. Pelo menos duas tentativas anteriores de cessar-fogo fracassaram em meio à rápida retomada dos combates entre soldados libaneses e militantes da organização extremista Fatah Islam.

Os militantes do Fatah Islam estão entrincheirados desde domingo no campo de refugiados de Nahr el-Bared, nos arredores de Trípoli, uma cidade portuária no norte do Líbano. O Fatah Islam anunciou que iniciaria seu cessar-fogo e manifestou a esperança de que a trégua se manterá "se o Exército libanês respeitá-la". A informação foi repassada por Abu Salim Taha, um porta-voz do Fatah Islam, durante conversa por telefone.

O comando militar libanês assegurou que não dará o primeiro tiro mas recusou-se a comprometer-se formalmente com um cessar-fogo. Os relatos provenientes do interior do campo dão conta de ampla destruição. De acordo com um clérigo palestino, mais de cem civis morreram ou ficaram feridos desde domingo. Um agente humanitário da Organização das Nações Unidas (ONU) disse que dezenas de casas desabaram com os moradores dentro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo