O Grupo Gestor da Bacia do Rio Cascavel, formado por representantes do governo do Paraná, entidades privadas e sociedade civil organizada, se reuniu em Cascavel para formatar um plano de ações. O manancial é responsável pelo abastecimento de cerca de 70% da população urbana da cidade.
Para garantir a conservação, cada participante terá a tarefa de apresentar quais ações podem ser desenvolvidas pelos órgãos ou instituição que representa durante os próximos 20 dias. O objetivo do trabalho é listar ações, definir prioridades, fiscalizar e cobrar resultados.
Representando a Sanepar na reunião, esteve o gerente de Recursos Hídricos, Erivelto Luiz Silveira. O geólogo – que já possui experiência na formação de grupos gestores das bacias hidrográficas dos principais mananciais do Estado – foi acompanhado pela coordenadora regional de Meio Ambiente da Sanepar, Joane Covatti.
Participaram do encontro os representantes da Suderhsa, IAP, Secretarias Municipais de Meio Ambiente e da Agricultura, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, 15.ª Brigada de Infantaria Motorizada, 4.º Grupamento de Incêndio, Sindicato Rural Patronal e as organizações não-governamentais Uru e Bering Fróes Eco Global. O grupo está aberto à participação de outras instituições.
O Rio Cascavel tem uma extensão de cerca de 17 quilômetros. A bacia do manancial tem uma área total de 117 quilômetros quadrados de área de drenagem, com grande parte localizada na área urbana. O próximo encontro para discutir a conservação está agendado para o dia 20 de junho.