Londrina, PR – Quinze brasileiros embarcam nesta quarta-feira para Vila de Rei, em Portugal, com garantia de emprego por cinco anos e moradia de graça nos primeiros quatro meses. Eles integram um grupo de 250 que está sendo selecionado para trabalhar na cidade, de pouco mais de dois mil habitantes, a 90 quilômetros de Lisboa, onde no ano passado houve apenas um nascimento.
Habitada por idosos, Vila de Rei precisa de gente jovem para se encarregar dos serviços básicos. "A cidade é ótima", diz a jornalista Cecília Fraga, a única entre os selecionados que visitou a cidade.
O primeiro grupo vai trabalhar num asilo para idosos e morar numa escola desativada, adaptada para acolhê-los.
"Estou animada", afirma a psicóloga Letícia Freitas Duarte, de 34 anos, que viajará com o marido Marcelo e dois filhos, de 11 e 6 anos. O embarque estava previsto para 15 de janeiro e atrasou dois meses e meio por causa da burocracia, no Brasil e em Portugal.
A seleção dos candidatos foi feita pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), de Maringá, que recebeu 700 inscrições. Um dos requisitos para se candidatar ao emprego em Portugal era residir em Maringá, no noroeste do Paraná.