O grupo de dança ?Garra? formado por 12 alunos surdos que dançam Hip-Hop, da Escola de Educação Especial Anne Sulivan / Assumu (Associação de Surdos de Umuarama), foi uma das 12 atrações de dança, que se apresentaram no palco do Festival de Arte da Rede Estudantil nesta quarta-feira (06).
De acordo com a professora de Educação Física da Escola e criadora do grupo, Kelly Christina Rezende, a primeira apresentação feita pelas crianças coincidiu com a primeira edição do Fera. ?No Festival do ano passado ganhamos o prêmio revelação, depois disso começamos a nos apresentar em diversos lugares. O prêmio foi um grande incentivo?, disse.
Segundo Kelly, o grupo que já ensaia há dois anos e está participando da oficina de Hip Hop. ?Eles já dançam o estilo. A participação na oficina é um aperfeiçoamento?, considera. ?Quando começamos nem todos acreditavam que eles conseguiriam. Estamos aqui para provar a nossa capacidade?, ressalta. ?Além da dança, esse mesmo grupo forma um coral que se apresenta por meio da Língua Brasileria dos Sinais (Libras)?, disse a professora.
Participantes
Os integrantes do grupo dizem estar muito contentes em participar novamente do Fera. ?Aqui estamos nos apresentando, conhecendo outras pessoas – surdos e ouvintes – e participando das oficinas?, disse Nayane Mendonça Costarde, 12. A mesma opinião é compartilhada por Débora Jaqueline Porto, 13 e Alison Gustavo da Costa.