O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, informou hoje (16) que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, criou um grupo técnico para estudar a produção de componentes eletrônicos para televisão digital.

continua após a publicidade

"Há um grupo técnico ao lado do grupo ministerial para tratar do ponto de vista de investimento em tecnologia", disse depois de participar do encontro entre os presidentes Lula e Tabaré Vásquez, do Uruguai.

A ministra reuniu-se ontem (15) com representante da ST Microeletronics e discutiu a possibilidade de os europeus investirem na construção de uma fábrica de semicondutores no Brasil. A ST Microeletronics integra a Coalizão DVB, fórum criado por indústrias européias fabricantes de equipamentos para fazer frente ao grupo que atua em favor do sistema japonês de TV Digital, ou ISDB. O DVB é o padrão europeu.

A União Européia divulgou uma carta dirigida à ministra Dilma Rousseff, na qual afirma que, até a próxima semana, apresentará uma proposta de instalar uma fábrica de semicondutores no Brasil.

continua após a publicidade