Cerca de duas centenas de grevistas da Previdência Social, portando bandeira do Sindicato dos Servidores Públicos (Sindsep), fizeram um manifestação hoje (14) na Esplanada dos Ministérios. Alguns deles quebraram os vidros da portaria principal do Ministério da Fazenda.
Passava um pouco do meio-dia quando eles chegaram à portaria e disseram que queriam audiência com o ministro para negociar reivindicações salariais. Como não tinham audiência marcada foram barrados pela segurança, que lhes negou acesso à parte interna do prédio.
Diante disso, e insuflados por uma voz feminina de "vamos quebrar", começou o vandalismo. Os vigilantes que se encontravam no local (eram seis) fecharam a porta. Manifestantes arrancaram duas lixeiras pesadas, postas na calçada, e com elas quebraram os vidros da portaria. Usaram também paus e pedras, de acordo com informação dos seguranças.
Passada a surpresa do ataque, os grevistas se retiraram e rumaram para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para reivindicar audiência com o ministro Paulo Bernardo.