O atendimento nas oito Ruas, normalmente feito das 8h ao meio-dia, ficará suspenso até que o trabalho no ministério volte ao normal. Os servidores federais paralisaram as atividades na semana passada, mas já vinham atrasando a entrega das carteiras prontas havia 20 dias.
A Prefeitura e o Ministério do Trabalho têm desde 1995 parceria para a emissão das carteiras nas Ruas da Cidadania. A Prefeitura oferece a infra-estrutura.
Dois funcionários municipais ficam à disposição em cada Rua da Cidadania para fazer o protocolo dos documentos, encaminhar a papelada à Delegacia Regional do MTb, receber a carteira pronta e entregá-la ao trabalhador.
São emitidas, em média, 3 mil carteiras de trabalho por mês nas Ruas da Cidadania. O cidadão apresenta o RG, CPF e título de eleitor nos núcleos da Secretaria Municipal de Administração e depois de 15 dias úteis pode voltar para buscar o documento pronto.
Com a greve dos servidores federais, porém, mesmo que a papelada seja encaminhada pelos funcionários da Prefeitura, a carteira não ficará pronta porque no Ministério do Trabalho não haverá ninguém para confeccioná-la e devolvê-la às Ruas da Cidadania.
continua após a publicidade
continua após a publicidade